Sonhos de Laranja: Uma Viagem Aromática Natalícia
Sonhos de Laranja: Uma Viagem Aromática Natalícia
Os Sonhos de Natal, apesar de tipicamente portugueses, têm uma origem intrigante. Acredita-se que tenham sido criados por um pasteleiro de origem turca na Alemanha, com a intenção de representar o sol. Essas delícias fritas, em formato de bolinhas, exibem um exterior alaranjado e um interior amarelado. Com um toque de canela, tornam-se fofos e ligeiramente crocantes após a fritura. Variando de abóbora a laranja, os sonhos oferecem uma gama criativa de sabores, muitas vezes confundidos com filhós, mas diferenciados pela simplicidade da massa.
Já sentiste o perfume dançante das laranjas misturadas com a canela? É como uma festa na cozinha. Os Sonhos de Natal são como um bilhete directo para a cozinha da minha avó, uma viagem gastronómica memorável. A melhor parte? Esta receita é tão fácil que não precisas ser um mestre na cozinha para a dominar.
✨Ingredientes:
- 250g de Farinha T45 ou T55
- 500g de Líquido (Sumo de 4 laranjas + água para completar)
- 6 Ovos (de preferência de galinhas felizes)
- Zestes ou casca de 2 Laranjas
- ½ Colher de chá de Fermento químico
- Uma pitada de Sal
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
👩🍳Instruções
- Fervemos o sumo de laranja, a água, a raspa de laranja e o sal.
- Assim que ferver, juntamos a farinha de uma vez e mexemos bem, deixando cozer a farinha, mas sem queimar.
- Cozida a massa, retiramos do lume, retiramos a casca de laranja, colocamos na batedeira, na velocidade mínima, e deixamos amornar.
- Assim que tiver quase fria, adicionamos o fermento e os ovos inteiros, um a um. Quando digo um a um, quero dizer que só adicionamos o próximo ovo depois de o anterior estar bem incorporado na massa.
- Aquecemos o óleo e, assim que estiver bem quente (cerca de 170º C), deitamos colheradas da massa de sonhos (com a ajuda de uma ou duas colheres), vamos virando até que fiquem bastante dourados.
- Depois de fritos, colocamos sobre papel de cozinha para que este absorva o excesso de óleo.
- Passamos os sonhos por açúcar e canela e colocamos num prato ou travessa de servir.
- Esta maravilha pode ser comida morna ou fria.
Dicas, Truques e Personalização:
- Variação de Citrinos: Experimenta diferentes citrinos para personalizar o sabor. Mistura sumo de laranja com limão ou tangerina para uma reviravolta cítrica.
- Recheios Criativos: Adiciona um toque surpresa no interior dos sonhos. Desde compotas a pedacinhos de chocolate, as possibilidades são infinitas.
- Coberturas Inovadoras: Para além da tradicional mistura de açúcar e canela, explora coberturas como chocolate derretido, calda de açúcar, glace real ou até mesmo uma fina camada de açúcar em pó.
- Aromatizantes Extras: Adiciona extractos como baunilha, rum ou até mesmo uma pitada de noz-moscada à massa para criar camadas de sabor.
- Rendimento de Porções: Ajusta o tamanho das colheradas para obter sonhos de diferentes tamanhos. Mini-sonhos são perfeitos para festas ou para um deleite mais controlado.
- Festivais Temáticos: Personaliza os sonhos para diferentes ocasiões. Para o Natal, polvilha com açúcar verde e vermelho. Para a Páscoa, incorpora tons pastel na decoração.
- Acompanhamentos Inusitados: Serve os sonhos com um molho de frutas frescas, chantilly ou até mesmo uma bola de gelado para uma experiência indulgente.
- Partilha e Regista: Encoraja amigos e família a partilhar as suas personalizações dos sonhos. Cria um desafio nas redes sociais para uma dose extra de diversão.
Lembra-te, a verdadeira magia está na personalização. Sê criativo, diverte-te na cozinha e partilha o amor pelos Sonhos de Laranja!
Se tiveres alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixa o teu comentário ou envia mensagem para o nosso instagram @podcast_ohlatarte. Partilha a receita para nos ajudares a alcançar mais pessoas. Lembra-te podes ouvir esta e outras receitas no nosso podcast, disponível nas principais plataformas. Os episódios do Oh la tarte da segunda temporada são lançados nos dias 1 e 15 do mês. Marca na agenda!


.png)





0 comments