Decifrar técnicas: Bater claras em castelo
- Usa claras à temperatura ambiente (18/21ºC).
- Usa material limpo e sem vestígios de gordura.
- Utiliza uma taça de cobre ou creme de tártaro.
- Escolhe bem a vara de arames.
- Maximiza o contacto da vara de arames com as claras.
- Bate a uma velocidade média.
- Evita bater em excesso.
- Utiliza as claras batidas em castelo o mais rápido possível.
Quanto mais finos e numerosos forem os arames, maior será o volume das tuas claras. Certifica-te de que a vara de arames está limpa e seca.
4. Excessivamente batidas:
A proteína da clara começa a quebrar e a espuma vai começar a colapsar. As claras foram batidas em excesso ou ficaram à espera durante demasiado tempo. A espuma fica granulada e vai aparecer líquido no fundo da taça. Podemos usar claras demasiado batidas nas nossas receitas? Podemos, mas o resultado não será o melhor, os bolos e soufflés não vão crescer tanto como deveriam e os merengues não vão manter a sua forma.
Ou seja, o ideal é ficar na terceira etapa, onde as claras formam picos firmes e retos. Mas é preciso ter atenção, pois elas passam do ponto de castelo para o ponto excessivamente batidas muito rapidamente.
As claras ainda estão essencialmente líquidas, as bolhas de ar são grandes e a espuma é amarelada e transparente. Nesta etapa, deves adicionar o creme tártaro.
❌PROBLEMAS E SOLUÇÕES✔️
❌As claras não montam:❌
✔️Existe pouco contacto entre a vara de arames e as claras, ou seja, ao bater não é incorporado ar suficiente. A solução é usares uma taça mais estreita ou mesmo um copo medidor, se for uma quantidade muito pequena. Isto aplica-se se estiveres a bater as claras à mão ou com uma batedeira de mão. Se a tua batedeira for fixa, experimenta levantar a taça para ajudar a incorporar mais ar.
✔️Talvez tenha caído um pouco de gema nas claras. Se for este o caso, continua a bater e, se depois de vários minutos as claras ainda não montarem, é melhor recomeçar com outras claras. É fundamental limpar bem a taça e a vara de arames e, se possível, evita as taças de plástico.
✔️As claras foram batidas em excesso ou ficaram muito tempo sem serem utilizadas. Não há motivo para entrar em pânico, pois é possível salvá-las. Basta adicionares mais uma clara de ovo e bateres novamente. A espuma ficará semelhante, como se nada tivesse acontecido. Para evitar isso da próxima vez, o ideal é adicionar creme tártaro para ajudar a estabilizar a espuma e bater apenas no momento em que as fores utilizar.
❌Caiu um pouco de gema nas claras:❌
✔️Usa um pedaço de casca de ovo ou a ponta de uma folha de rolo de cozinha molhada para remover o pedacinho que caiu. Mesmo que não consigas remover completamente, tenta bater as claras em castelo. Se não for possível, terás que recomeçar com outras claras e utilizar estas numa receita em que claras em castelo não sejam necessárias ou, se não tiverem açúcar, usa-as numa receita salgada.






0 comments